quarta-feira , 04 de fevereiro de 2026 @ 00:03

todo tempo 1 970x250px
img 2646

Trump volta a falar em anexação e cita Canadá, Groenlândia e Venezuela

Durante um jantar com líderes políticos e empresariais em Washington, D.C., o ex-presidente Donald Trump afirmou que gostaria de transformar Canadá, Groenlândia e Venezuela em estados norte-americanos. A declaração foi feita enquanto ele discursava aos convidados e repercutiu na imprensa dos EUA, reacendendo o debate sobre propostas de anexação de outros territórios.

Além da declaração em Washington, D.C., a intenção de incorporar territórios vizinhos não é novidade no discurso de Donald Trump. Nos últimos meses, ele intensificou comentários sobre a possibilidade de o Canadá e a Groenlândia tornarem-se estados dos EUA, justificando isso com supostas preocupações de segurança nacional no Ártico — uma posição que tem sido amplamente criticada por líderes europeus e pelo governo dinamarquês, que reafirmam a soberania desses territórios e rejeitam qualquer ideia de anexação por Washington. Mesmo após conversas diplomáticas com aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte em Davos, os líderes de Groenlândia e Dinamarca reforçaram que a questão de soberania é uma decisão que cabe exclusivamente aos seus povos e ao Reino da Dinamarca. 

No caso da Venezuela, Trump mencionou o país no mesmo contexto, gerando mais repercussão internacional depois de ações militares dos EUA e elogios à nova liderança venezuelana, segundo relatos da imprensa. Especialistas em geopolítica observam que essa retórica reacende debates sobre relações exteriores e zonas de influência dos Estados Unidos, embora não haja qualquer processo formal em andamento para anexar esses territórios soberanos à união americana.  

todo tempo 3 970x250px