Um episódio inesperado voltou a chamar atenção para a obra “Comedian”, do artista italiano Maurizio Cattelan. No dia 12 de julho, um visitante do museu Pompidou, em Metz, na França, comeu a banana que fazia parte da instalação avaliada em US$ 6,2 milhões, o que equivale a cerca de R$ 34 milhões. A informação foi divulgada oficialmente pelo museu na sexta-feira (19).
O autor da obra demonstrou ironia. “Fiquei decepcionado porque a pessoa não comeu também a casca e a fita”, declarou o artista. “Em vez de comer a banana com casca e fita adesiva, o visitante simplesmente consumiu a fruta”.
A obra é composta por uma banana presa à parede com fita adesiva e já tinha causado polêmica desde que foi apresentada, em 2019, na feira Art Basel, em Miami.
De acordo com o museu Pompidou, após o visitante comer a banana, a equipe de segurança agiu rapidamente e de forma tranquila. A instalação foi recolocada em poucos minutos. O museu também informou que trocar a fruta faz parte das orientações do próprio artista, já que a banana é um item naturalmente perecível.