sábado , 21 de junho de 2025 @ 07:35

todo tempo 3 970x250px
osvaldo cabal
Osvaldo Cabal está foragido por suspeita de tráfico de drogas - Foto: Redes Sociais

MP pede anulação da posse do vereador foragido

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) recomendou à Câmara Municipal de Ceres a anulação da posse do vereador Osvaldo José Seabra Júnior (PL), conhecido como Osvaldo Cabal, de 39 anos, que está foragido da Justiça por investigação de suposto crime de tráfico de drogas. Os vereadores também foram recomendados a informar imediatamente à polícia a presença de Cabal para que a prisão seja efetuada.

 

Posse de foragido

Osvaldo Cabal é um empresário de 39 anos, eleito com 427 votos, e que assumiu o cargo de vereador em Ceres, mesmo estando com mandado de prisão preventiva em aberto. O documento foi expedido em 26 de novembro de 2024, conforme informações do Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões.

Ele é alvo de investigação na Operação Ephedra, conduzida pelo Ministério Público de Goiás em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, que apura suspeitas de tráfico de drogas. Apesar disso, tomou posse no dia 1º de janeiro de 2025 na Câmara Municipal em solenidade reservada no período da tarde. A cerimônia que deu posse aos demais eleitos aconteceu às 10 horas do mesmo dia.

A procuradoria da Câmara informou que posse do vereador é legal, prevista no regulamento interno da Casa. O MP argumentou, no entanto, que o fato de o vereador estar foragido impede que ele exerça as funções no Legislativo, justificando sua recomendação pela anulação do ato.

todo tempo 3 970x250px