Nascido em João Pessoa (PB), em 11 de setembro de 1989, Hugo Motta é médico e vem de uma família tradicional na política paraibana. É do partido Republicanos.
Ele entrou para a Câmara dos Deputados em 2010, tornando-se, na época, o mais jovem deputado federal do Brasil, aos 21 anos. Com um perfil conciliador, tem trânsito entre diferentes espectros políticos e no meio empresarial.
Vitória expressiva e apoio amplo
Motta contou com o apoio de 17 dos 20 partidos com representação na Câmara, incluindo siglas governistas como PT e PCdoB, e oposicionistas como PL e PP. E contou com o apoio mais importante para este pleito: do ex-presidente Arthur Lira (PP).
Para vencer no primeiro turno, ele precisava de 257 votos, mas superou a marca com folga, consolidando-se como o nome de consenso. Seus concorrentes, Marcel van Hattem (Novo-RS) e Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), obtiveram 31 e 22 votos, respectivamente.
O que faz o presidente da Câmara?
Como presidente da Câmara, Hugo Motta tem mandato até fevereiro de 2027. Ele será responsável por definir a pauta de votações, coordenar os trabalhos legislativos e supervisionar as comissões temáticas. Além disso, é o segundo na linha sucessória da Presidência da República, atrás apenas do vice-presidente.
Com essa eleição, Motta assume a liderança da Câmara com o desafio de articular negociações em um Congresso marcado pela diversidade de partidos e interesses.