Avaliação do trabalho do presidente Lula caiu 5% no Brasil, como mostra a pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (27/01). É a primeira vez que a desaprovação (49%) do presidente supera a aprovação (47%). A principal queda foi verificada no Nordeste do país, com 8% a menos na aprovação.
Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste a desaprovação permanece dentro da margem de erro. No Sul, o índice de pessoas que desaprovam saltou de 52% para 59%.
Maior queda entre os mais pobres
Quando o resultado da pesquisa é segmentado por renda, o maior desgaste de Lula é registrado entre as pessoas que recebem até dois salários mínimos. Neste público, a aprovação teve uma redução de 7%, enquanto a desaprovação subiu 5%.
Entre os eleitores que recebem entre dois e cinco salários mínimos, a queda na aprovação foi de 5%, a desaprovação cresceu 4%. Para os que recebem acima de cinco salários mínimos a avaliação permaneceu estável, nos dois níveis (aprovação e desaprovação).
Metodologia
A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 23 e 26 de janeiro de 2025, com uma amostra de 4,5 mil entrevistados de todas as regiões do Brasil. O levantamento apresenta uma margem de erro de 1 ponto percentual, para mais ou para menos, e um nível de confiança de 95%.