A Força Aérea Brasileira (FAB) destacou, neste sábado (25/01), uma aeronave KC-30 para transpprtar os passageiros deportados dos Estados Unidos.
O grupo aguardava o término do traslado em Manaus, onde a operação foi organizada para garantir suporte logístico e humanitário.
Profissionais de saúde estão acompanhando os passageiros ao longo de toda a jornada, até o destino final no Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte.
Operações de deportação em massa nos EUA
As deportações em massa de imigrantes ilegais começaram poucos dias após o início do mandato do ex-presidente norte-americano Donald Trump. Na última quinta-feira (23/01), 538 pessoas foram detidas, sendo centenas deportadas em uma operação anunciada pela Casa Branca.
Karoline Leavitt, porta-voz da administração Trump escreveu: “538 imigrantes ilegais criminosos foram detidos e centenas já deportados em aviões militares”.
A operação foi classificada como “a maior deportação em massa da história”.
Durante a campanha presidencial, Trump defendeu a restrição à imigração ilegal, descrevendo a situação como uma “emergência nacional”. No início de seu mandato, assinou ordens executivas para reforçar as barreiras à entrada de imigrantes nos Estados Unidos.
*Com informações da RTP.