O Vaticano anunciou nesta quinta-feira (8/5) a escolha do novo papa: o cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, nascido em Chicago, Estados Unidos. A eleição foi confirmada com a tradicional fumaça branca na Capela Sistina, sinalizando que os 133 cardeais reunidos em conclave chegaram a um consenso.
Minutos após o sinal, o cardeal Dominique Mamberti fez o anúncio oficial com o tradicional “Habemus Papam”. Logo depois, Prevost apareceu na sacada da Basílica de São Pedro, sendo apresentado ao mundo como novo líder da Igreja Católica.
A eleição de Prevost marca um momento histórico: ele assume o papado em meio à perda gradual de fiéis e ao legado marcante do papa Francisco, conhecido por sua agenda reformista e popularidade global. Caberá ao novo pontífice responder se manterá o rumo das reformas ou adotará uma nova direção para a Igreja.
Prevost será o primeiro papa norte-americano da história, e sua escolha reflete possíveis novos rumos para o catolicismo no século XXI, em um cenário de desafios sociais, culturais e espirituais.