domingo , 13 de julho de 2025 @ 10:26

todo tempo 1 970x250px
influenza aviária
Foto: Agrodefesa

Goiás decreta emergência zoossanitária para prevenir influenza aviária

O Governo de Goiás declarou, neste sábado (17/5), estado de emergência zoossanitária para prevenção da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP). A medida, publicada no Diário Oficial por meio do Decreto nº 10.693, foi adotada de forma preventiva, alinhada à prorrogação da emergência nacional feita pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Por que Goiás decretou emergência?

Embora não haja registro da gripe aviária no estado — nem em granjas comerciais, de subsistência ou em aves silvestres — a ação visa reforçar a vigilância e garantir uma resposta rápida em caso de foco da doença. A decisão segue a diretriz federal da Portaria nº 784/2025, que estendeu por mais 180 dias a situação de emergência em todo o país após a confirmação de um caso em aves comerciais no Rio Grande do Sul.

Medidas estratégicas para proteger a avicultura

O decreto estadual, com validade de 180 dias, facilita a mobilização de recursos, intensifica a cooperação entre entidades públicas e privadas e amplia as ações de biossegurança. Segundo o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, a medida é essencial para proteger os plantéis e a economia goiana. “É uma ação estratégica. Goiás é protagonista na avicultura nacional”, afirmou.

Goiás é destaque nacional na produção de aves

• 4º maior produtor de aves do Brasil
• Polos de Itaberaí e Rio Verde estão entre os seis maiores do país
• Setor gera mais de 240 mil empregos diretos no estado

Em 2024, o Brasil produziu cerca de 15 milhões de toneladas de carne de frango, consolidando sua liderança como maior exportador mundial.

Objetivos do decreto

• Mitigar o risco de entrada da gripe aviária em Goiás
• Garantir suporte técnico, logístico e financeiro para ações emergenciais
• Fortalecer a vigilância e o monitoramento contínuo
• Proteger a saúde animal, humana e os mercados internacionais
• Manter a estabilidade econômica do setor avícola

Alerta aos produtores

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária orienta que produtores, trabalhadores rurais e toda a cadeia produtiva redobrem os cuidados com biossegurança e comuniquem imediatamente qualquer suspeita de sintomas da doença em aves pelos canais oficiais.

todo tempo 1 970x250px