“Nosso filme está indicado não só para melhor filme de língua estrangeira, mas para melhor filme do ano. Isso é uma coisa inimaginável”, declarou Fernanda Torres sobre indicações ao Oscar, em um vídeo publicado no Instagram. A atriz também expressou gratidão ao elenco e à equipe, incluindo o ator Selton Mello, e destacou a alegria que envolveu a produção.
Fernanda dedicou sua indicação à Eunice Paiva, personagem que interpreta no longa, chamando-a de “uma mulher extraordinária”. A atriz também agradeceu a Marcelo Rubens Paiva, autor do livro homônimo que inspirou o filme, descrevendo-o como “extraordinário” e fundamental para a realização da obra.
“É uma coisa histórica e emocionante para mim, principalmente por minha mãe ter estado nesse lugar há 25 anos com Central do Brasil, também pelas mãos do Walter. Isso significa muito para o cinema e a cultura brasileira”, afirmou.
Concorrentes ao Oscar 2025
Na disputa pelo prêmio de Melhor Atriz, Fernanda Torres enfrenta Cynthia Erivo, Karla Sofía Gascón, Mikey Madison e Demi Moore.
Já na categoria Melhor Filme, Ainda Estou Aqui concorre com grandes produções, incluindo Anora, Duna: Parte 2, Conclave, Wicked, entre outros. Na categoria Melhor Filme Estrangeiro, o longa brasileiro enfrenta concorrentes como A Garota da Agulha (Dinamarca) e A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha).
Globo de Ouro: vitória histórica
Antes da indicação ao Oscar, Fernanda Torres já havia conquistado o Globo de Ouro de Melhor Atriz na categoria Drama, tornando-se a primeira brasileira a receber o prêmio.
Data do Oscar 2025
A cerimônia do Oscar 2025 ocorrerá no dia 2 de março, em Los Angeles, e promete ser um marco para o cinema brasileiro.