sábado , 21 de junho de 2025 @ 07:33

todo tempo 3 970x250px
sisu
Entre 12 de fevereiro e 30 de setembro, as universidades poderão convocar candidatos da lista de espera. - Foto: Agência Brasil

MEC adia divulgação do Sisu para esta segunda-feira. Veja o passo a passo que você precisa saber:

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que a divulgação do resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 será feita ao longo desta segunda-feira (27/01). O comunicado foi emitido depois das 23h de domingo (26/01), com a justificativa de que as equipes técnicas ainda estavam finalizando os trabalhos.

Neste ano, são 261.779 vagas distribuídas em 6.851 cursos de graduação em 124 instituições públicas de ensino superior de todas as regiões do Brasil.

Confira o passo a passo para consultar o resultado e entender o processo seletivo:

1. Acesse o Portal do Sisu
O resultado estará disponível na página oficial do Sisu no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Fique atento, pois o MEC informou que não há horário fixo para a liberação, e a consulta pode ser feita a qualquer momento.

2. Verifique seus dados do Enem

Para participar do Sisu, é necessário ter realizado o Enem 2024, obtido nota maior que zero na redação e não estar na condição de treineiro. A seleção considera a média das notas do Enem e os critérios definidos pela Lei de Cotas, além das vagas disponíveis para cada curso.

3. Entenda o processo de seleção

Os candidatos puderam escolher até duas opções de curso durante as inscrições (de 17 a 21 de janeiro). A classificação foi feita com base nas notas do Enem, nas escolhas feitas pelos inscritos e nos perfis social e econômico.

4. Confira o período de matrículas

Se você foi aprovado, o próximo passo é realizar sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado. O período de matrículas vai de 27 a 31 de janeiro de 2025. Certifique-se de verificar a documentação necessária diretamente no site da universidade ou instituto federal em que foi aprovado.

5. Não passou? Participe da lista de espera
Quem não foi selecionado em nenhuma das opções de curso ainda tem chance de ingressar pelo sistema de lista de espera do Sisu. É necessário manifestar interesse a partir da divulgação dos resultados até o dia 31 de janeiro.

Outras opções de ingresso no ensino superior:

Além do Sisu, você pode tentar outras formas de acesso, como:
– Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas em instituições privadas.
– Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o financiamento de cursos superiores.

todo tempo 3 970x250px