Pouco antes de morrer, o Papa Francisco fez um gesto com a mão, num adeus silencioso e emocionante ao seu enfermeiro pessoal, Massimiliano Strappetti. O momento foi descrito pelo Vaticano como um sinal de despedida, feito antes de o pontífice perder a consciência.
Gesto final do Papa Francisco
De acordo com informações oficiais do Vaticano, Francisco apresentou sinais de uma doença súbita por volta das 5h30 da manhã (horário local), na segunda-feira (21/4). Cerca de duas horas depois, faleceu após sofrer um AVC e uma parada cardíaca. O papa, de 88 anos, estava em seu apartamento na Casa de Santa Marta.
Últimos momentos do pontífice
Mesmo debilitado por uma pneumonia bilateral que o deixou internado por 38 dias, Francisco fez questão de trabalhar no seu último dia de vida, contrariando as recomendações médicas. Entre suas últimas palavras, agradeceu a Strappetti pela ajuda para circular na Praça de São Pedro no Domingo de Páscoa.
Uma despedida simbólica e comovente
Durante esse passeio, o papa acenou para cerca de 35 mil fiéis, num momento que muitos agora veem como uma despedida simbólica. Sentado numa cadeira elevada no papamóvel, Francisco abençoou crianças e recebeu aplausos calorosos ao som de “viva o papa”.
O Vaticano declarou que Francisco “não sofreu, pois tudo aconteceu de forma rápida”. Sua partida foi marcada pela mesma entrega e compaixão que definiram seu pontificado.