O Papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21/4), às 7h35 (horário de Roma), na residência da Casa Santa Marta, no Vaticano. O anúncio foi feito pelo cardeal Kevin Farrell. Francisco, de 88 anos, era o primeiro papa das Américas e ocupava o cargo desde 2013.
Mesmo com a saúde fragilizada nos últimos anos — com infecções respiratórias, quedas e uso frequente de cadeira de rodas —, Francisco manteve sua rotina de compromissos até os últimos dias. No domingo (20/4), chegou a aparecer na sacada da Basílica de São Pedro para sua mensagem de Páscoa, “Urbi et Orbi”.
Nascido Jorge Mario Bergoglio, em Buenos Aires, foi ordenado sacerdote em 1969 e nomeado cardeal em 2001. Escolheu o nome Francisco em homenagem a São Francisco de Assis e destacou-se por sua atuação em defesa dos pobres, do meio ambiente e dos direitos humanos.
Durante seu pontificado, liderou iniciativas como o apelo por cessar-fogo em conflitos no Oriente Médio e na Ucrânia, a nomeação inédita de uma mulher para chefiar um departamento da Cúria Romana, e a permissão para padres abençoarem casais do mesmo sexo.
Francisco também canonizou o padre José Allamano por milagre ocorrido na Amazônia brasileira e fez alertas frequentes sobre a crise climática global, reforçando o papel da Igreja na defesa da criação.