A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (DECCOR), em parceria com a Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, realizou nesta terça-feira (21/01) a Operação Código de Barras. O alvo é uma organização criminosa especializada em golpes de estelionato por meio de boletos bancários fraudulentos. No total, foram cumpridos seis mandados de prisão e 26 de busca e apreensão em diversas cidades.
A investigação mostrou que o grupo criminoso, comandado a partir de Goiânia, operava de forma estruturada e utilizava tecnologia avançada para falsificar boletos bancários. Com isso, aplicavam golpes em vítimas de todo o país, desviando valores para contas bancárias de terceiros, estrategicamente distribuídas para dificultar o rastreamento.
Os mandados de busca foram executados em residências localizadas nas cidades de Goiânia, Iporá, Trindade, Itaguaru e Israelândia. Essas ações miraram tanto pessoas que emprestavam contas bancárias ao grupo quanto os destinatários finais do dinheiro desviado. Além das prisões, a polícia apreendeu documentos, dispositivos eletrônicos e outros materiais que serão analisados para aprofundar as investigações.