O governador Ronaldo Caiado sancionou o projeto de lei do deputado estadual Jamil Calife (PP), que institui a Política Estadual de Implantação de Rotas Hidroviárias de Transporte em Goiás.
A iniciativa visa transformar as bacias hidrográficas do estado em eixos de mobilidade, promovendo uma alternativa mais econômica e sustentável para o transporte de mercadorias e pessoas.
A proposta contempla ainda a construção de infraestrutura, como eclusas e canais navegáveis, e fomenta parcerias público-privadas, criando um sistema integrado de logística.
Economia
Os benefícios previstos na lei são inúmeros, do ponto de vista econômico e ambiental. Para os produtores, o transporte hidroviário oferece uma redução significativa de custos, sendo até 75% mais barato do que o rodoviário.
Isso permite maior competitividade no mercado, especialmente para o escoamento de grãos e outros produtos agrícolas.
Sustentabilidade
Com o fomento ao transporte hidroviário, a expectativa é também de redução na emissão de poluentes. Hoje, o transporte rodoviário é responsável por 94% das liberações de CO₂ no setor de transporte de cargas.
Quando comparada a capacidade de emissão do gás poluente por tonelada/quilômetro transportado, estudos demonstram que o transporte rodoviário emite 13 vezes mais CO₂ que o transporte hidroviário.
Eficiência
As barcaças têm a capacidade de transportar volumes maiores de carga comparados aos caminhões, o que dilui o impacto ambiental por carga transportada. E o consumo de combustível usado no transporte hidroviário é mais eficiente, principalmente em distâncias maiores, quando comparado aos veículos rodoviários, que têm um consumo muito mais elevado por tonelada de carga transportada.