As avenidas Castelo Branco e Mutirão passarão por um processo de modernização com a implantação de semáforos sincronizados, controlados por inteligência artificial, e a ampliação para três faixas de tráfego em ambos os sentidos. A obra está prevista para começar na próxima semana, conforme anunciou o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, durante entrevista ao jornalista Jackson Abrão, do jornal O Popular, nesta segunda-feira (7/4).
O principal objetivo é melhorar a fluidez do trânsito, especialmente nos horários de pico, aumentando a velocidade média dos veículos. Segundo o prefeito, 26 avenidas serão beneficiadas com a modernização, incluindo o corredor do BRT. “O BRT será metronizado. Atualmente, circula na mesma velocidade que os demais veículos. Com o uso da inteligência artificial, vamos alterar essa realidade”, afirmou.
“Indústria da infração”
Mabel também abordou a questão da instalação de radares, reforçando que o objetivo não é criar uma “indústria da multa”. “Se o condutor não falar ao celular, não digitar nem ler mensagens enquanto dirige, não será multado. O que existe hoje não é uma indústria da multa, mas sim uma indústria da infração”, declarou.
51 km/h no Centro de Goiânia
Outra mudança anunciada é o aumento do limite de velocidade no Centro de Goiânia, que passará de 40 km/h para 50 km/h. “Ninguém anda a 40 km/h. Vamos elevar para 50 km/h, uma velocidade que continua segura e garante maior fluidez ao trânsito”, explicou o prefeito.