A rede chinesa de fast food Mixue Ice Cream & Tea anunciou que vai investir R$ 3,2 bilhões no Brasil, nesta quarta-feira (14). A empresa promete gerar até 25 mil empregos no país até 2030.
O anúncio foi feito durante visita do presidente Lula à China e faz parte de um pacote de R$ 27 bilhões em investimentos chineses no mercado brasileiro. A Mixue é conhecida por seu cardápio simples, que inclui chás, sorvetes, limonadas e smoothies.
Com uma presença forte nas redes sociais, a marca conquistou o público jovem na Ásia e planeja conquistar o Brasil com um plano de expansão agressivo, apostando em preços acessíveis e um bom marketing para atrair clientes.
A Mixue Ice Cream & Tea foi fundada em 1997 na província de Henan, na China. O negócio, que começou como uma pequena barraca de raspadinha, cresceu e se tornou uma das maiores redes globais de sorvetes e bebidas geladas.
Diferencial
Com mais de 45 mil unidades em 12 países, a Mixue ultrapassou o McDonald’s (43 mil unidades) e a Starbucks (40 mil unidades) em número de lojas. A empresa se destaca por seu modelo de franquias de baixo custo e alta rotatividade, oferecendo produtos a preços acessíveis, cerca de R$ 4,70 por item.
A empresa também fornece matéria-prima e equipamentos para os franqueados, garantindo receitas estáveis mesmo com preços baixos. Em 2022, a rede de fast food registrou um lucro líquido de US$ 300 milhões.
Além da Mixue, outras empresas também miram no mercado brasileiro. É o caso da Keeta, da chinesa Meituan, que chega ao Brasil em breve para competir com os serviços de delivery IFood, Rappi e 99Food. A empresa investirá R$ 5,6 bilhões no país.
A Keeta, que opera em apenas dois mercados fora da China, Hong Kong e Arábia Saudita, parece seguir uma estratégia de promoções agressivas para conquistar novos mercados.
Embora não haja data definida para o início das operações no Brasil, é provável que a Keeta adote como estratégia o mercado de dark kitchens (cozinhas fantasmas, em tradução livre) para oferecer descontos. Esse modelo de negócio foca na produção e entrega de refeições, sem espaço físico para atendimento ao público.
Loja de donuts faz sucesso em São Paulo
A rede americana de donuts Krispy Kreme chegou em São Paulo e está atraindo multidões. Com filas de até 4 horas e estacionamento valete com preços de até R$ 60, a marca tem ganhado repercussão nas redes sociais.
A loja se tornou viral no TikTok por suas rosquinhas “instagramáveis” e atrai fãs do estilo de vida americano. A Krispy Kreme, que tem mais de 2 mil lojas no mundo, inaugurou sua primeira unidade no Brasil em abril e já é famosa em locais como a Times Square em Nova York e a Disney World em Orlando.