As fortes chuvas que atingem Santa Catarina desde quinta-feira (16/01) já deixaram 781 pessoas desabrigadas. De acordo com a Defesa Civil estadual, nove cidades decretaram situação de emergência: Balneário Camboriú, Biguaçu, Camboriú, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Ilhota, Palhoça, Porto Belo, São José e Tijucas.
Decretos de Emergência
O decreto de emergência possibilita acesso a recursos estaduais e federais de forma mais rápida e a implementação de Planos Emergenciais de Resposta. Isso inclui convocação de voluntários, arrecadação de donativos e apoio às comunidades afetadas.
Cidades Mais Afetadas
• Biguaçu: Registrou 391 mm de chuva em 24 horas, mais do que o esperado para todo o mês. O volume causou deslizamentos, alagamentos e abriu uma cratera na BR-101 (km 181).
• Florianópolis: Dois feridos leves foram registrados após a queda de um muro no Bairro Costeira. Uma mulher e seu filho foram resgatados de um carro ilhado.
• Balneário Camboriú: Em alerta máximo para deslizamentos, com 42 pontos de risco monitorados. Vídeos mostram ruas alagadas, carros submersos e edifícios isolados. A cidade recebeu reforço de municípios vizinhos com maquinário e doações para ajudar na recuperação.
Previsão do Tempo
Segundo o Ciram, as chuvas continuam até o fim da tarde desta sexta-feira, com alternância entre pancadas fortes e períodos de melhoria. A partir da noite, o tempo deve começar a estabilizar, e o fim de semana será de sol e calor, com chuvas típicas de verão em algumas regiões.
(Com informações da Agência Brasil)