O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para queda significativa de temperatura em 17 municípios das regiões sul e noroeste de Goiás. O aviso, válido até esta terça-feira (1º), aponta declínio térmico de 3 ºC a 5 ºC, com leve risco à saúde da população, especialmente idosos e pessoas com doenças respiratórias.
Cidades como Chapadão do Céu, Jataí, Mineiros e Santa Rita do Araguaia estão entre as mais afetadas, conforme indicou o boletim meteorológico. A mudança no clima é reflexo de uma frente fria que avança por vários estados do Centro-Sul do país, incluindo partes de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Rondônia.
Apesar do alerta, o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, explicou que o impacto será pontual. “Teremos manhãs mais frias até meados de julho, mas com temperaturas em elevação ao longo do dia. Goiás, em geral, não será atingido pela onda de frio mais intensa devido ao bloqueio atmosférico causado pela massa de ar seco que predomina na região central do país”, afirmou.
A previsão para os próximos dias aponta para clima mais ameno no início das manhãs e temperaturas moderadas à tarde. A população deve se preparar para variações térmicas acentuadas, com cuidados redobrados para evitar doenças respiratórias, comuns neste período.
Confira os municípios goianos com alerta para queda de temperatura:
Aparecida do Rio Doce, Aporé, Baliza, Cachoeira Alta, Caçu, Caiapônia, Chapadão do Céu, Doverlândia, Itajá, Itarumã, Jataí, Lagoa Santa, Mineiros, Perolândia, Portelândia, Santa Rita do Araguaia e Serranópolis.
Autoridades de saúde também alertam para o aumento de casos de síndromes respiratórias neste período, intensificado pelo tempo seco e variações bruscas no clima.
A recomendação é que a população se mantenha hidratada, use roupas adequadas para o frio e evite mudanças repentinas de temperatura, além de procurar atendimento médico em caso de sintomas respiratórios persistentes.
Foto: Larissa Feitosa/g1 Goiás