A chegada de uma frente fria do sul para o sudeste do Brasil, aliada a um canal de umidade vindo da região norte, deve provocar chuvas intensas e tempestades rápidas em Goiás nos próximos dias. O alerta foi emitido pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), que prevê volumes de chuva entre 30 e 50 mm/dia, acompanhados de rajadas de vento de até 60 km/h e descargas elétricas.
Chuvas irregulares e temporais localizados
De acordo com o Cimehgo, a combinação entre calor e umidade favorece a formação de nuvens carregadas, típicas do verão. “Em alguns momentos, a chuva será volumosa e rápida, enquanto em outros pode cair de forma mais intensa e localizada”, explicou o gerente do órgão.
Na terça-feira (28), algumas cidades já registraram índices elevados de precipitação. Em Caldas Novas, por exemplo, choveu 34,8 mm, enquanto Morrinhos registrou 37 mm. A tendência é que, até o final da semana, a chuva se espalhe de maneira irregular pelo estado, afetando alguns municípios com mais intensidade do que outros.
Cidades que devem ser mais afetadas
Segundo o boletim meteorológico, os maiores volumes de chuva nesta terça-feira (28) devem ser registrados nos municípios de Aporé, Três Ranchos, Ceres, Cristalina, Ipameri e Itumbiara, com acumulados de até 15 mm/dia. No entanto, todas as regiões de Goiás devem registrar pancadas de chuva variando entre 30 a 35 mm/dia.
Recomendações para a população
Diante da previsão de tempestades, a Defesa Civil orienta a população a evitar áreas de alagamento, manter-se longe de árvores e estruturas metálicas durante descargas elétricas e redobrar a atenção no trânsito devido ao risco de pista escorregadia.
Foto: Reprodução Redes Sociais