A nova iluminação pública de Goiânia está mudando a vida dos moradores e ganhando reconhecimento internacional. Com mais de 30 mil pontos de luz modernizados desde março, o programa Brilha Goiânia está elevando a segurança, revitalizando espaços públicos e se tornando referência global em cidades inteligentes.
Segurança e qualidade de vida
Moradores da Região Noroeste, como Valdivino Reis da Silva, sentem os efeitos positivos: “Mudou da água pro vinho. Clareou tudo. Acabaram os assaltos”, afirma o comerciante que há 25 anos atua no local. Depoimentos como o dele se repetem em bairros como Jardim Guanabara, Vale dos Sonhos e Morada do Sol.
A nova iluminação LED é mais eficiente e reduz os pontos escuros nas ruas, o que impacta diretamente na sensação de segurança e no uso dos espaços públicos à noite. A moradora Neide Luísa, por exemplo, agora frequenta a praça com mais tranquilidade: “Posso andar com meu cachorrinho sem medo. Melhorou muito.”
Reconhecimento internacional
O Brilha Goiânia foi premiado com o 3º lugar no Prêmio de Parcerias Público-Privadas e Infraestrutura 2025 da ONU, em Belgrado, na Sérvia. O projeto foi o único das Américas entre os 113 inscritos a ser reconhecido pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (UNECE).
Projeto inovador e de longo prazo
Liderado pelo Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) e executado pelo Consórcio Brilha Goiânia, o programa prevê um investimento de R$ 1,4 bilhão em 25 anos. Além da troca de 178 mil luminárias por LED, a cidade contará com:
-
1.828 câmeras de videomonitoramento
-
853 km de fibra óptica
-
75 pontos de Wi-Fi gratuito
-
Totens de emergência e energia solar
-
Catracas inteligentes em espaços públicos
Meta é alcançar toda Goiânia até o fim do ano
Segundo o prefeito Sandro Mabel, 30 equipes estão trabalhando simultaneamente, com uma média de 1.200 trocas por dia. A modernização segue para as Regiões Norte, Sudoeste e Sul. Todos os condomínios que pagam a COSIP e cuja iluminação é responsabilidade da Prefeitura também serão contemplados.