Os corredores preferenciais de ônibus do transporte coletivo das avenidas 85, Universitária e T-63 estão liberados para o tráfego de motociclistas a partir desta segunda-feira (6/01).
A medida foi autorizada por portaria, assinada pelo prefeito Sandro Mabel (UB), divulgada na última sexta-feira (3/01).
O documento prevê ainda a liberação nas avenidas T-9, T-7 e Assis Chateubriand, mesmo sem a conclusão das faixas; e nos futuros corredores que serão implantados pela administração.
Esta mudança foi promessa de campanha de Mabel, que acabou gerando polêmicas entre especialistas da área.
O objetivo é dar maior fluidez ao trânsito ocupando espaços ociosos nas faixas preferenciais e liberando as demais vias para os carros.
Por outro lado, críticos alertam para o risco de acidentes entre motos e ônibus e para a possibilidade de redução da velocidade dos veículos do transporte coletivo em horários de pico.
Os corredores exclusivos da Avenida Anhanguera e do BRT não estão liberados.
Radar
A liberação das vias ocorre em momento em que os radares de Goiânia não estão funcionando. Desde junho de 2024 os equipamentos foram desligados por falta de pagamento por parte da prefeitura às empresas que realizam a manutenção.
Não há determinação, na portaria, de período de teste. A medida é definitiva e contínua, prevendo avaliações periódicas quanto à utilização das faixas.