Os radares de velocidade e controladores semafóricos serão reinstalados em Goiânia. Esta fiscalização está inativa desde de junho de 2024 por falta de pagamento da prefeitura para empresa que operava o serviço.
A Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito anunciou a instalação dos equipamentos em 602 faixas de tráfego da capital em até 12 meses, como prevê o cronograma do Termo de Referência do Edital de Licitação.
Pontos de Instalação Iniciais
O primeiro local contemplado será a Avenida Perimetral, no Setor Cândida de Moraes, no sentido Leste-Oeste. Em seguida, a equipe de instalação seguirá para a Avenida Universitária.
Logística de Instalação
Devido à complexidade do trabalho, será instalado um equipamento por dia, no período noturno, para minimizar impactos no trânsito e reduzir transtornos aos motoristas.
Sobre a Licitação
A licitação foi estruturada em três lotes, abrangendo diferentes regiões da cidade:
- Lote 1: Região Sul – Consórcio Anhanguera.
- Lote 2: Região Norte – Consórcio Fiscaliza Gyn.
- Lote 3: Criação de uma central de controle para monitoramento dos radares – Consórcio Anhanguera.
O contrato foi formalizado ainda durante a gestão do ex-prefeito Rogério Cruz e está sujeito à análise do atual prefeito.
Testes e Aprovação Técnica
Antes do início das operações, os equipamentos passaram por testes conceituais, realizados entre os dias 25 e 28 de novembro de 2024, por técnicos da secretaria. Após a instalação de cada radar, o Inmetro realizará a perícia e aferição, garantindo que os dispositivos estejam em conformidade. Os radares deverão entrar em funcionamento cerca de uma semana após a instalação.