sábado , 14 de junho de 2025 @ 21:02

todo tempo 3 970x250px
high angle packed sandwiches fruits
Alimentos ultraprocessados estão relacionados à problemas no desenvolvimento infantil - Foto: Arquivo

O que colocar na lancheira do meu filho?

Haja criatividade para garantir uma lancheira escolar variada e saudável para as crianças. Mas é um esforço necessário. Segundo especialistas, a exposição regular a alimentos variados, como frutas e legumes, aumenta as chances de que esses alimentos sejam aceitos e preferidos na vida adulta, além de interferir diretamente no desenvolvimento físico e cognitivo das crianças.

 

Por que ultraprocessados são tão ruins?

De acordo com a nutricionista Layla Wynny, da Hapvida NotreDame Intermédica, os alimentos ultraprocessados, ricos em açúcares e aditivos estão diretamente associados ao risco de desenvolver doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Também estão relacionados à problemas de desenvolvimento infantil e obesidade em crianças.

 

Qual o lanche ideal?

Um lanche escolar saudável deve ser balanceado e colorido, contendo nutrientes indispensáveis ao bom funcionamento do organismo. A nutricionista sugere o seguinte modelo:

  • Carboidratos: Pães integrais, bolinhos caseiros ou sanduíches.
  • Proteínas: Queijos, ovos de codorna, crepioca, iogurtes naturais ou patês caseiros de frango, atum, entre outros.
  • Frutas: Consumidas in natura ou sucos naturais.

Além disso, a hidratação adequada é fundamental. Então não esqueça a garrafinha de água e evite refrigerantes e sucos industrializados, que possuem alta concentração de açúcar e conservantes.

 

Nutrição personalizada

As necessidades nutricionais variam conforme o nível de atividade física e o metabolismo de cada criança. Layla Wynny destaca que crianças mais ativas demandam maior ingestão calórica e nutrientes específicos. “É sempre recomendável consultar um nutricionista para garantir que a alimentação seja ajustada às demandas individuais.”

 

Pequenos truques podem facilitar a aceitação de alimentos saudáveis e tornar a rotina mais prática:

  1. Apresentação Criativa: Use formatos divertidos para cortar frutas e organize lancheiras coloridas para despertar o interesse das crianças.
  2. Planejamento Semanal: Reserve um dia para preparar patês caseiros, lavar e cortar frutas. Isso economiza tempo e facilita a montagem das lancheiras durante a semana.
  3. Variedade: Alterne os alimentos oferecidos, evitando monotonia e garantindo maior diversidade de nutrientes.
todo tempo 1 970x150px
todo tempo 1 970x250px