domingo , 13 de julho de 2025 @ 11:50

todo tempo 3 970x250px
emater tecnoshow oficina deproducao de queijo cabacinha1 1536x1024

Oficina de produção de queijo cabacinha é sucesso na Tecnoshow 2025

A Emater Goiás foi destaque na Tecnoshow Comigo 2025 com a oficina de produção artesanal de queijo cabacinha, que atraiu grande público durante a programação da feira em Rio Verde.

Realizada na agroindústria modular do estande da Emater, em parceria com o Grupo Cesar, a atividade mostrou na prática todas as etapas de produção do queijo, desde a chegada do leite até o armazenamento final.

Tradição e renda no campo

A oficina foi conduzida pelos produtores Maria Miriam e Wilson Felipe, de Santa Rita do Araguaia, referência na produção do queijo cabacinha. O casal compartilhou sua experiência e técnicas artesanais desenvolvidas ao longo de seis anos de trabalho.

Com produção diária de 28 unidades, a queijaria garante uma renda mensal média de R$ 15 mil à família. Todo o processo é artesanal, o que garantiu ao produto o Selo Arte, permitindo a comercialização em todo o país.

A queijaria também conta com os Selos de Inspeção Municipal (SIM) e Estadual (SIE), seguindo rigorosamente os padrões técnicos exigidos por lei.

Reconhecimento e valorização do queijo cabacinha

Para fortalecer ainda mais a tradição, a Emater Goiás atuou ao lado dos produtores da região do Araguaia na conquista do registro de Indicação Geográfica do queijo cabacinha. O reconhecimento, concedido pelo Ministério da Agricultura, valoriza o produto e impulsiona sua comercialização.

“O queijo cabacinha representa a tradição e o trabalho árduo dos produtores de Goiás, como o Wilson e a Maria”, destacou o presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia.

Oficinas que transformam o campo

A oficina integra a programação de capacitações oferecidas pela Emater Goiás na Tecnoshow 2025, com foco em diversificação de atividades e valorização dos produtos do campo.

Além da produção de queijo, a instituição realiza oficinas de panificação com mel, doces cristalizados, processamento de frutas e de mandioca. O objetivo é orientar produtores a gerar mais valor dentro da própria propriedade.

A feira segue até sexta-feira (11/04), das 8 às 18 horas, com entrada gratuita e diversas atrações para o público do agronegócio.

(Agência Cora de Notícias)

todo tempo 3 970x250px