O Papa Francisco, internado desde 14 de fevereiro com pneumonia, teve uma “noite tranquila”, segundo boletim divulgado pelo Vaticano nesta quinta-feira (13/03). Aos 88 anos, ele segue em tratamento no Hospital Gemelli, em Roma, mas os médicos afirmam que ele está fora de perigo iminente.
Na quarta-feira (12/03), um exame de raio-x confirmou melhora clínica. O pontífice continua em oxigenoterapia de alto fluxo durante o dia e ventilação mecânica não invasiva à noite, configurando ainda um quadro complexo.
12 anos de papado: legado e reformas
Francisco celebra hoje o 12º aniversário de sua eleição como papa. Nascido Jorge Mario Bergoglio, na Argentina, foi escolhido em 13 de março de 2013, tornando-se o primeiro papa sul-americano.
Seu pontificado tem sido marcado por reformas e decisões importantes, como a permissão para bênçãos a casais do mesmo sexo, a nomeação de mulheres para cargos no Vaticano e a criação da primeira comissão papal contra abuso sexual do clero. Além disso, promoveu grandes cúpulas com bispos para debater temas controversos, como a ordenação de mulheres e mudanças nos ensinamentos da Igreja.