terça-feira , 17 de junho de 2025 @ 17:46

todo tempo 3 970x250px
cmei
Prefeitura projeta abertura de 10 mil vagas em seis meses

Prefeitura abre cerca de 3 mil vagas na educação infantil

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, anunciou nesta terça-feira (7/01) a abertura de cerca de 3 mil vagas na educação infantil e a projeção de 10 mil até junho deste ano.

A expansão será possível graças a parcerias com o terceiro setor e à otimização da infraestrutura atual. As primeiras parcerias foram com a Igreja Videira e Assembleia de Deus, que estão adaptando seus espaços para atender à demanda crescente.

Além disso, a adaptação de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) existentes e o uso de módulos permitirá a ampliação sem a necessidade de grandes obras no curto prazo. “Estamos aproveitando os espaços disponíveis nos CMEIs e adicionando novas salas, o que reduz custos e aumenta a capacidade de atendimento. Em algumas unidades, conseguimos incluir até 60 crianças adicionais”, explicou Mabel.

 

Reforço no quadro de profissionais

A prefeitura também está reestruturando a equipe de educação para acompanhar a ampliação. Professores estão sendo reintegrados às salas de aula, e licenças médicas, revisadas. Se necessário, novas contratações serão realizadas para garantir que nenhuma criança fique sem professor.

 

Horários diferenciados para mães trabalhadoras

Uma das medidas mais inovadoras é a adaptação dos horários de funcionamento de algumas unidades para atender mães trabalhadoras. No CMEI da região do Ceasa, por exemplo, o atendimento será ajustado para começar de madrugada. “Estamos pensando nas mães que precisam sair de casa às 4h ou 5h da manhã. Nosso objetivo é adaptar o sistema à realidade dessas famílias”, destacou o prefeito.

 

Facilidade no processo de matrícula

Os pais e responsáveis interessados em solicitar vagas podem acessar o site da Secretaria Municipal de Educação (SME) a partir das 12h desta terça-feira (7/01). O processo inclui o Cadastro Antecipado, seguido da pré-matrícula on-line.

A secretária de Educação, Giselle Faria, explicou que o sistema foi otimizado para evitar falhas, e agora conta com georreferenciamento para alinhar as vagas à localização das famílias. Isso garante que as crianças sejam alocadas em unidades próximas de suas casas ou com fácil acesso ao trabalho dos pais.

todo tempo 1 970x250px