sábado , 21 de junho de 2025 @ 08:03

todo tempo 3 970x250px
vista hotel
Foto: Divulgação

Turismo nacional cresce e destaca Goiânia como destino em alta

O turismo nacional continua em alta no Brasil. Segundo o Ministério do Turismo, mais de 70% dos brasileiros que viajaram em 2024 escolheram destinos dentro do país — um crescimento de 18% em relação ao ano anterior. Goiânia surge como um dos principais polos desse movimento, atraindo visitantes em busca de experiências autênticas, boa gastronomia e conforto.

Por que os brasileiros estão viajando mais pelo Brasil?

Entre os fatores que impulsionam o turismo doméstico estão:

  • Facilidade de organização das viagens (52%);

  • Custo mais acessível em comparação com viagens internacionais (45%);

  • Reconhecimento do potencial turístico brasileiro (45%);

  • Viagens mais curtas e práticas (35%);

  • Maior sensação de segurança (32%).

Além disso, o transporte aéreo voltou a crescer. Somente em abril, o mercado doméstico registrou 7,9 milhões de passageiros — alta de 9,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo a Anac.

Viagens mais curtas e com a família

A maioria dos viajantes opta por períodos menores:

  • 62% pretendem viajar por 1 a 4 noites;

  • 50% planejam viagens de até uma semana.

As viagens em família também ganham destaque:

  • 55% com cônjuges e filhos;

  • 30% com parentes mais distantes.

Goiânia se destaca com hospedagem inovadora

Na esteira desse novo perfil de turista, Goiânia vem se consolidando como um destino em ascensão. Um dos destaques é o Urbà Home Stay by Housi, primeiro empreendimento da cidade voltado exclusivamente para locações por temporada.

Localizado no Setor Marista, o Urbà aposta em tecnologia, praticidade e imersão cultural. O local oferece coworking, espaço pet-friendly, lavanderia compartilhada, academia, opções gastronômicas e reservas 100% digitais. A proposta é atrair viajantes da geração Y com foco em flexibilidade, conforto e conexão com a cidade.

“Hoje, o turista busca mais do que apenas uma cama: ele quer viver experiências autênticas, com localização estratégica, boa mobilidade e acesso à cultura local”, afirma Vanessa Pires Morales, head de hospitalidade da STAY.

Turismo interno movimenta economia

Além de valorizar a cultura local, o turismo nacional estimula o setor de serviços e atrai investidores. Iniciativas como o Urbà Home Stay demonstram como o Brasil está se adaptando ao novo perfil do viajante, promovendo turismo inteligente, acessível e com identidade local.

todo tempo 1 970x250px