Em cenários de segundo turno para as eleições de 2026, divulgados pela pesquisa Genial/Quaest nesta quinta-feira (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL) aparecem tecnicamente empatados.
O petista tem 44% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 40%. Eles estão empatados no limite da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Brancos, nulos ou não vão votar somaram 13%, enquanto outros 3% dos entrevistados afirmaram estar “indecisos”.
É válido ressaltar que Bolsonaro está inelegível por oito anos, depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconheceu o abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação por reunião convocada com embaixadores.
Além disso, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) tornou o político do PL réu na ação penal por envolvimento na elaboração de uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
A pesquisa, que foi encomendada pela Genial Investimentos, ouviu 2.004 eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 27 e 31 de março. O nível de confiança estimado da sondagem é de 95%.
Outros candidatos
A pesquisa ainda testou uma possível disputa entre Lula e outros sete prováveis candidatos para o pleito do ano que vem.
Em uma eventual disputa contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o petista teria 44%, contra 38%. Indecisos são 3%, enquanto outros 15% dos entrevistado indicaram voto em branco, nulo ou não votariam.
Se a disputa fosse contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o presidente venceria pelo placar de 43% x 37%. Branco, nulo e não vai votar somaram 16% e indecisos foram 4%.
Em um provável cenário contra chefe do Executivo estadual do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), Lula tem 42% e o adversário 35%. Indecisos são 4%, enquanto brancos, nulos e não vão votar somam 19%.
Em uma disputa contra Pablo Marçal (PRTB), Lula alcança 44% das intenções de voto, enquanto o empresário tem 35%. Brancos, nulos e não vão votar contabilizam 17% e indecisos são 4%.
O coach, no entanto, também foi declarado inelegível pela Justiça Eleitoral por oito anos, em ações que apuraram venda de apoio político no pleito de 2024 a candidatos a vereador por 5 mil reais.
Se a eleição fosse contra o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, Lula seria escolhido por 45% dos eleitores, enquanto o o concorrente do PL obteria 34%. Indecisos são 4%, enquanto brancos, nulos e não vão votar somam 17%.
Em uma provável disputa com diante do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o petista aparece com 43% das intenções de voto, contra 31% do adversário. Indecisos são 5%, enquanto outros 21% declaram “brancos”, “nulos” ou “não vão votar”.
No cenário contra Ronaldo Caiado (União Brasil), chefe do Executivo de Goiás, Lula 44%, enquanto o governador soma 30%. Indecisos somam 4% e outros 22% dizem optariam por branco, nulo ou não votariam.
Veja os números completos
Cenário 1
Lula (PT): 44%
Jair Bolsonaro (PL): 40%
Indecisos: 3%
Branco/nulo/não vai votar: 13%
Cenário 2
Lula (PT): 44%
Michelle Bolsonaro (PL): 38%
Indecisos: 3%
Branco/nulo/não vai votar: 15%
Cenário 3
Lula (PT): 43%
Tarcísio de Freitas (Republicanos): 37%
Indecisos: 4%
Branco/nulo/não vai votar: 16%
Cenário 4
Lula (PT): 42%
Ratinho Júnior (PSD): 35%
Indecisos: 4%
Branco/nulo/não vai votar: 19%
Cenário 5
Lula (PT): 44%
Pablo Marçal (PRTB): 35%
Indecisos: 4%
Branco/nulo/não vai votar: 17%
Cenário 6
Lula (PT): 45%
Eduardo Bolsonaro (PL): 34%
Indecisos: 4%
Branco/nulo/não vai votar: 17%
Cenário 7
Lula (PT): 43%
Romeu Zema (Novo): 31%
Indecisos: 5%
Branco/nulo/não vai votar: 21%
Cenário 8
Lula (PT): 44%
Ronaldo Caiado (União Brasil): 30%
Indecisos: 4%
Branco/nulo/não vai votar: 22%